O advogado do ex-presidente Jair Bolsoanro (PL), Frederick Wassef, é um dos alvos da operação da Polícia Federal Lucas 12:2, que está nas ruas na manhã desta sexta-feira, 11. A informação foi confirmada à coluna por uma fonte na PF. Os policiais investigam um esquema que se utilizava da estrutura do estado brasileiro para desviar bens de alto valor patrimonial que eram entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais e revendidos ilegalmente no exterior.
Os agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão, em endereços ligados ao general do Exército Mauro César Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que está preso desde maio.
São dois mandados cumpridos em Brasília, um em São Paulo e um em Niterói. Bolsonaro não é alvo da operação.
Segundo nota da PF, "os valores obtidos dessas vendas foram convertidos em dinheiro em espécie e ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores". São investigados os crimes de peculato e lavagem de dinheiro.
As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das “milícias digitais” em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal.