Embaixada avisa a brasileiros em Gaza que saída será nesta quinta; Itamaraty não confirma

Mensagem foi enviada a grupo de 34 brasileiros que estão em Gaza, sob bombardeios diários e cerco de Israel

8 nov 2023 - 13h03
(atualizado às 13h06)
Pessoas deixam a Cidade de Gaza a pé
Pessoas deixam a Cidade de Gaza a pé
Foto: EPA / BBC News Brasil

A Embaixada do Brasil na Palestina avisou a um grupo de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza que nesta quinta-feira, 9, conseguirão deixar a região. Desde o início do conflito, em 7 de outubro, eles e cerca de 2 milhões de palestinos vivem cercados, sob bombardeios diários e pouco acesso a água, comida, energia elétrica e atendimento médico. Desde o começo deste mês, a fronteira com o Egito é aberta em situações esporádicas para saída de estrangeiros. Foram feitas seis listas, nenhum brasileiro foi autorizado a deixar a área.

A mensagem da Embaixada foi enviada na noite desta terça, 7, a um grupo de WhatsApp com os brasileiros, avisando que os países envolvidos na evacuação avisaram às embaixadas do Brasil que a saída programada para esta quarta, 8, foi adiada para quinta.

Publicidade

Com o início do conflito, o governo Lula (PT) iniciou uma operação de resgate de brasileiros na região. Foram retirados 1.445 pessoas de Israel e da Cisjordânia. A diplomacia brasileira trabalha para conseguir a saída deste grupo de 34 pessoas que está em Gaza. Uma aeronave da Presidência está em Roma, na Itália, aguardando a autorização para ir ao Egito resgatá-los.

Os relatos de brasileiros em Gaza, feitos à coluna, mostram uma situação de total degradação. Hasan Rabee, que é palestino naturalizado brasileiro, foi visitar a família antes dos ataques do Hamas e desde então não consegue deixar a região. Ele relatou que as dificuldades vão desde acesso à água para beber e higiene pessoal até medicamentos e atendimento médico.

Procurado pela coluna, o Itamaraty informou que não tem confirmação sobre a saída dos brasileiros.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se