Governo busca saída, mas não tem previsão de quando resgatará brasileiros em Gaza

Cerca de 50 brasileiros estão na Faixa de Gaza, o local sofre bloqueio e bombardeios constantes de Israel

11 out 2023 - 07h28
Comandante da Aeronáutica,  brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebe 211 brasileiro repatriados
Comandante da Aeronáutica, brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebe 211 brasileiro repatriados
Foto: João Risi /Audiovisual/Presidência da República

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, disse que não há previsão para fazer o resgate dos 50 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e pediram repatriação. O Ministério de Relações Exteriores busca contato, com diplomatas de Israel e da Palestina, e também de países vizinhos como Egito e Líbano para organizar um plano de retirada.

“É um número menor, mas o carinho e o trabalho será o mesmo. Não [temos previsão de quando serão resgatados], estamos com esses primeiros cinco voos para Tel Aviv, se tivermos abertura, podendo até trazê-los logo que possível, [estamos] dependendo dessa negociação dos nossos embaixadores, adidos militares e países envolvidos nesse resgate”, disse o comandante Damasceno.

Publicidade

Com a escalada do conflito no último sábado, 7, após o ataque do Hamas, Israel bloqueou o acesso à região palestina, impedindo, inclusive, o fornecimento de luz, água, alimentos e combustível. Nesta quarta-feira, 11, 211 brasileiros chegaram à Base Aérea de Brasília, resgatados de Israel. A região, alvo de milhares de bombas disparadas por Israel desde o final de semana, é o ponto mais crítico do conflito, atualmente. O número de mortes ultrapassa 1,5 mil, somados os dois lados. O cerco aos palestinos promovido por Israel foi condenado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma das saídas de Gaza seria pela fronteira com o Egito, mas o local também é alvo de bombardeios e tem restrição para circulação de pessoas.

“Estamos fazendo uma análise das possibilidades de resgate do pessoal na Faixa de Gaza. Inicialmente imaginávamos a cidade do Cairo [no Egito], mas é uma distância longa. Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste do Egito, com boas possibilidades de atendimento aos brasileiros que saírem da Faixa de Gaza, assim como os da Cisjordânia [região palestina]”, disse Damasceno.

Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a ordem do presidente Lula (PT) é para que todos os brasileiros que pedirem, sejam resgatados e trazidos ao Brasil em segurança. Além dos 50 que estão em Gaza, outros 2,7 mil brasileiros pediram para voltar de Israel.

Publicidade
Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações