Haddad vai devolver onça dourada que ganhou de presente da Arábia Saudita

Fazenda disse que peça foi entregue durante agenda com sauditas, sem informações sobre valor ou materiais utilizados na construção

31 jul 2023 - 15h56
(atualizado às 16h55)
Onça dourada recebida por Haddad como presente do governo saudita
Onça dourada recebida por Haddad como presente do governo saudita
Foto: Divulgação/Ministério da Fazenda / Divulgação/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai devolver uma estátua de uma onça dourada à Embaixada da Arábia Saudita. A peça foi entregue na manhã desta segunda-feira, 31, ao ministro brasileiro pelo ministro de Investimento daquele país, Khalid Al Falih, durante reunião para apresentar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e saber do interesse dos saudistas a respeito das oportunidades de investimentos a partir do pacote de medidas. A Fazenda informou que não há detalhes sobre o valor da peça e do material que foi feito, já que foi entregue sem nenhuma descrição.

A decisão de Haddad segue uma orientação do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, que recomendou a devolução à embaixada. Em nota, o ministério da Fazenda informou que "como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado".

Publicidade

"Caso o governo saudita queira reenviar o presente, será necessário que sejam cumpridos os trâmites exigidos pela legislação brasileira", informou a Fazenda em nota.

Presentes sauditas a Bolsonaro

Apesar de envolver um presente saudita a uma autoridade brasileira, o caso é diferente da polêmica em torno das joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro receberam.

Segundo reportagens publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, sob comando de Jair Bolsonaro, o governo tentou trazer ao Brasil, de forma ilegal, joias inicialmente avaliadas em cerca de R$ 16,5 milhões. O valor foi corrigido pela própria Receita Federal para R$ 5 milhões.

Revelações envolvendo os supostos presentes da Arábia Saudita ao ex-presidente e à sua esposa, Michelle Bolsonaro, surgiram desde a publicação da primeira notícia, em 3 de março. A partir das denúncias, a Polícia Federal abriu uma investigação sobre o caso.

Publicidade
Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se