Lula cobra respeito de Elon Musk e que não use fake news para informar brasileiros

Presidente deu entrevista à CNN Internacional e defendeu retomada da "civilidade entre os seres humanos".

8 nov 2024 - 16h21
(atualizado às 16h22)
O presidente Lula (PT).
O presidente Lula (PT).
Foto: Mais Goiás

O presidente Lula (PT) disse, em entrevista à CNN Internacional, que quer que o empresário Elon Musk trate os países com respeito e que não utilize fake news para informar o povo americano ou brasileiro. A entrevista à jornalista Christiane Amanpour foi ao ar nesta sexta, 8.

A jornalista havia perguntado sobre o atrito que teve com Musk no início do ano e o apoio que ele tem de Donald Trump.

Publicidade

“A única coisa que queremos é que este empresário trate os países com respeito e não utilize fake news para informar ao povo. Seja o povo americano ou brasileiro. É importante termos em conta que precisamos retomar a civilidade e o humanismo entre os seres humanos. Não é possível ficar instigando o ódio e a controvérsia quando a gente poderia estimular a paz, a fraternidade”, disse Lula. 

Musk foi o principal apoiador de Donald Trump, presidente eleito nesta semana, e segundo informações da imprensa norte-americana, deve atuar como consultor do governo do republicano.

No início do ano, o bilionário fez diversas afrontas à Justiça brasileira e, especificamente, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes. 

As postagens de Musk, dono da rede social, estimularam discursos de ódio, antissemita e teses fantasiosas em grupos de extrema direita no Brasil.

Publicidade

Em razão do descumprimento de decisões judiciais, o STF determinou, em 30 de agosto, a suspensão do X, antigo Twitter, em todo país. A empresa teve permissão para reativar a rede social após o pagamento de cerca de R$ 28 milhões em multas e se adequar às decisões que não havia cumprido, como suspensão de perfis.

Musk que costuma criticar a cobertura da imprensa fez uma postagem, no dia seguinte à eleição americana, dizendo aos seus seguidores, em inglês:"vocês são a mídia, agora".

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações