Lula cutuca Tarcísio em ato no interior de SP: ele está convidado, mas não vem

Presidente tem agenda em Salto e Campinas e criticou ausência de governador, que é ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).

4 jul 2024 - 12h14
(atualizado às 12h35)
O presidente Lula (PT)
O presidente Lula (PT)
Foto: CartaCapital

O presidente Lula (PT) lamentou a ausência do governador de São Paulo Tarcisio de Freitas (Republicanos) durante agenda no interior do estado, nesta quinta, 5. No evento em Salto, o presidente entregou 280 ambulâncias que atenderão 248 municípios paulistas. As rusgas com o governador se acumularam nas últimas semanas. 

“Não tenho que perguntar se o governador gosta ou não gosta de mim. Não quero casar com o governador. Quero governar este país e é por isso que eu venho. É uma pena, porque o governador poderia vir com a gente. Mas ele não vem em nenhum lugar que eu convido”, disse Lula nesta quinta.

Publicidade

No sábado, 29, durante agenda na capital, Lula adiou assinatura do contrato da expansão da linha 5 do Metrô, em razão da ausência do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do governador. Tarcisio rebateu dizendo que o contrato já estaria assinado e o dinheiro para a obra é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Vamos visitar um terminal da BR aqui em Campinas. É uma obra que tem investimento da Caixa e do BNDES. Ele está convidado para vir, mas ele não vem. Ele não vem porque ele diz: que ‘o dinheiro é do BNDES, não é do Lula, eu tomei emprestado e vou pagar’. O que ele tem que saber é que o BNDES empresta dinheiro para governador no meu no governo, porque no deles não emprestava um centavo”, disse Lula nesta quinta.

Na agenda de Tarcísio, às 10h, horário próximo à agenda de Lula, constava a "entrega de unidades habitacionais da CDHU e descerramento das placas inaugurais das obras no Jardim Botânico", em Lençõis Paulista, a cerca de 230 km de Salto. 

“O que aconteceu com esse país? A verdade é que esse país passou por um momento de desgoverno, de irresponsabilidade. Coisa que fui procurar o Geraldo [Alckmin, vice-presidente], porque embora seja adversário político [se corrige], era. Agora não é mais. É um homem de caráter, um homem de respeito. E política a gente faz com gente de respeito. Eu vim aqui tirar uma foto”, prosseguiu Lula.

Publicidade

Durante a tarde, o presidente cumpre agenda em Campinas, onde fará o lançamento da pedra fundamental do Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O investimento previsto para o projeto de instalações de alta e máxima contenção biológicas é de R$ 1 bilhão até 2026.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se