Lula diz que PIB cresceu mais do que negacionistas divulgaram na imprensa

Presidente criticou destaque que imprensa deu a dados do crescimento do país; crescimento foi de 0,8%, acima do 0,7% estimado pelo mercado.

5 jun 2024 - 12h23
Presidente Lula criticou destaque da imprensa sobre PIB
Presidente Lula criticou destaque da imprensa sobre PIB
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Banda B

O presidente Lula (PT) disse nesta quarta, 5, que o Produto Interno Bruto (PIB) do país “cresceu mais do que os negacionistas divulgaram pela imprensa”. A fala aconteceu ao final do evento de balanço de ações do Ministério do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.

Depois da apresentação, o petista disse que se retiraria para receber governadores presentes em um café e que a ministra Marina Silva ficaria com “a nossa gloriosa imprensa”.

Publicidade

“A nossa imprensa… que quem escreve editorial errou mais uma vez. Quem faz a primeira página dos jornais tem errado mais uma vez. Alguns comentaristas têm errado, porque surpreendentemente o PIB cresceu mais do que os negacionistas divulgaram pela imprensa. E vai continuar crescendo mais”, disse. 

Pouco antes, o presidente havia dito que não comentaria os dados do PIB para não desviar o foco da divulgação dos dados e ações da pasta do Meio Ambiente. A fala crítica à imprensa foi aplaudida pelos convidados que estavam no evento. 

Os dados divulgados nesta terça, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o PIB - a soma de todos os bens e produtos produzidos no país -  avançou 0,8%. O índice foi maior do que o projetado por analistas de bancos, corretores e investidores, que estimavam crescimento de 0,7%.

Nas redes sociais, o presidente havia comemorado os dados do PIB, dizendo que “outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição, chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo”. 

Publicidade
Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se