O presidente Lula (PT) disse nesta quarta, 5, que o Produto Interno Bruto (PIB) do país “cresceu mais do que os negacionistas divulgaram pela imprensa”. A fala aconteceu ao final do evento de balanço de ações do Ministério do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.
Depois da apresentação, o petista disse que se retiraria para receber governadores presentes em um café e que a ministra Marina Silva ficaria com “a nossa gloriosa imprensa”.
“A nossa imprensa… que quem escreve editorial errou mais uma vez. Quem faz a primeira página dos jornais tem errado mais uma vez. Alguns comentaristas têm errado, porque surpreendentemente o PIB cresceu mais do que os negacionistas divulgaram pela imprensa. E vai continuar crescendo mais”, disse.
Pouco antes, o presidente havia dito que não comentaria os dados do PIB para não desviar o foco da divulgação dos dados e ações da pasta do Meio Ambiente. A fala crítica à imprensa foi aplaudida pelos convidados que estavam no evento.
Os dados divulgados nesta terça, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o PIB - a soma de todos os bens e produtos produzidos no país - avançou 0,8%. O índice foi maior do que o projetado por analistas de bancos, corretores e investidores, que estimavam crescimento de 0,7%.
Nas redes sociais, o presidente havia comemorado os dados do PIB, dizendo que “outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição, chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo”.
O PIB avançou no primeiro trimestre desse ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição chegando a 8º PIB mundial. Mais uma prova de que estamos no rumo certo. https://t.co/zRIwhCQKC4 pic.twitter.com/aj1XKLc5AW
— Lula (@LulaOficial) June 4, 2024