Lula escolhe deputada do PT para vaga de ministro demitido após denúncias de assédio

Macaé Evaristo aceitou o cargo que é ocupado provisoriamente por Esther Dweck. Ex-titular, Silvio Almeida, foi demitido na sexta, 6.

9 set 2024 - 16h05
(atualizado às 16h24)
A deputada estadual de Minas, Macaé Evaristo, convidada por Lula para ser ministra dos Direitos Humanos.
A deputada estadual de Minas, Macaé Evaristo, convidada por Lula para ser ministra dos Direitos Humanos.
Foto: Henrique Chendes/Assembleia Legislativa de MG

O presidente Lula (PT) escolheu a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) como nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. Ele se encontrou com a parlamentar nesta segunda, 9, em Brasília e fez o convite para ela assumir a pasta deixada por Silvio Almeida. O ex-ministro foi demitido na última sexta, 6, após denúncias de assédio moral e sexual serem publicadas pelo portal Metrópoles. Uma das vítimas seria a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco. Almeida nega as acusações.

A deputada mineira abrirá mão do mandato para assumir a vaga na Esplanada, atualmente ocupada por Esther Dweck, que acumula também a função de ministra de Gestão e Inocavação.

Publicidade

O presidente Lula fez uma postagem em suas redes oficiais na tarde desta segunda, 9, anunciando a minsitra. "Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho.", disse o petista.

O encontro com a deputada aconteceu no Alvorada, em Brasília, com a presença da presidente do partido e deputada federal, Gleisi Hoffmann. A deputada tem 59 anos e é professora desde os 19 anos. Em 2022, foi eleita como deputada estadual em Minas.

Macaé Evaristo se elegeu vereadora em Belo Horizonte em 2020 e deputada estadual em 2022. Antes, já havia ocupado os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação. Em 2013 e 2014, assumiu a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). No governo federal, foi secretária Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, área ligada ao Ministério da Educação, entre 2013 e 2015, na gestão Dilma Rousseff (PT).

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações