Lula não perdeu a consciência após queda e deve fazer exame amanhã, diz ministro

Planalto divulgou imagens de Lula reunido com Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e assessor Celso Amorim.

21 out 2024 - 13h17
(atualizado às 17h00)
Lula não perdeu a consciência ao sofrer acidente doméstico e está super bem, diz Padilha
Video Player

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda, 21, que o presidente Lula (PT) não perdeu qualquer tipo de orientação e manteve o nível de consciência após a queda que sofreu no Palácio da Alvorada, no último sábado. O petista, segundo o auxiliar, não sente dores e não teve qualquer alteração motora. Ele deve fazer um novo exame de imagem (ressonância magnética) nesta terça, 22.

O ministro esteve reunido com o presidente e o assessor especial da Presidência Celso Amorim nesta segunda. Nas primeiras imagens do presidente após o acidente, o petista apareceu sem terno, com uma camiseta de manga longa sentado em uma mesa com Padilha e Amorim.

Publicidade
Lula se reuniu com Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Instituicionais) e o assessor Celso Amorim
Lula se reuniu com Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Instituicionais) e o assessor Celso Amorim
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Ao deixar a reunião, Padilha disse que o presidente e está "super bem", autorizado a fazer reuniões e deve fazer outros despachos internos durante o dia. O ministro responsável pela articulação política tem é médico. Segundo o minsitro, a avaliação da equipe médica sobre o acidente foi de "quadro neurológico normal", sem alteração motora.

"Em relação ao acidente, o presidente em nenhum momento perdeu nível concsiência, de orientação. Ele memso, que ao cair, procurou contato com as equipes do Palácio do Planalto para fazer os primeiros cuidados. Isso é algo muito positivo", afirmou Padilha a jornalistas.

Lula lamenta mortes no Paraná e participa de reunião no Alvorada após acidente doméstico
Video Player

O ministro contou que Lula conversou sobre ações de campanha que fez na semana passada e o evento do programa Acredita, em São Paulo.

O presidente sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada no último sábado, 19, e foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A queda e o diagnóstico de traumatismo craniano na parte de trás da cabeça foram informadas pelo Planalto no domingo, 20. Por orientação médica, Lula evitará viagens mais longas e por isso não irá à reunião dos Brics na Rússia, que acontece esta semana. Segundo fontes no Planalto, o presidente deve fazer novos exames nos próximos dias.

Publicidade
O que é 'hematoma no cérebro', que obrigou Lula a cancelar viagem à Rússia
Video Player

O petista participará à distância, por vídeoconferência, e o país será representado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo Padilha, Lula mantém contato com o chanceler para acompanhar as atividades dos Brics. Na reunião com Padilha, o presidente tratou da pauta política da semana, como propostas em tramitação na Câmara e Senado.

Após a divulgação das imagens do presidente, por volta das 13h, a agenda oficial - que estava vazia - foi atualizada com os seguintes compromissos nesta segunda:

09h00

Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola, e Chefe do Gabinete Adjunto de Agenda do GPPR, Oswaldo Malatesta

10h00

Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim

Publicidade

11h00

Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha

16h00

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e Advogado-Geral da União, Jorge Messias

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações