O presidente Lula (PT) que reatar as relações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro responsável pela articulação política do governo com o Congresso, Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). O petista disse nesta segunda, 18, durante reunião ministerial que vai propor um "happy hour".
A relação entre os dois políticos está rompida desde o final do ano passado, quando Lira passou a conversar com Rui Costa (Casa Civil) e reclamou ao presidente da condução. As críticas de Lira, relatam aliados, é sobre falta de cumprimento de acordo e pagamento de emendas. Padilha reiteradas vezes minimiza o afastamento e diz que o governo construiu vitórias junto ao Congresso, aumentou o pagamento de emendas e que este ano a boa relação continuaria.
Durante o encontro, Lula brincou que Lira "de vez em quando" fala mal de Padilha, o ministro rebateu também em tom de brincadeira, dizendo que a frequência é "todo dia".
A data do encontro ainda não está definida.
Nas últimas semanas, Lula se reuiu com lideranças da Câmara e do Senado. Os encontros trataram de temas políticos e projetos do governo, mas em tom descontraído, ao fim do expediente no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.