O presidente Lula (PT) receberá nesta quarta, 6, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez. Os mandatários devem discutir temas globais como as guerras da Ucrânia e na Faixa de Gaza. A reunião está marcada para às 10h30, no Palácio do Planalto.
Segundo informações do Itamaraty, será abordada, "a grave situação humanitária em Gaza e as perspectivas de avanço de uma solução de dois Estados; o conflito na Ucrânia e as negociações do acordo Mercosul-União Europeia". Outro tema que consta na pauta é a reforma das instituições de governança global, como Organização das Nações Unidas (ONU). Este assunto é uma das prioridades da agenda internacional de Lula.
Assim como o governo alemão, o presidente espanhol é uma das principais lideranças europeias favorável ao acordo econômico entre União Europeia e Mercosul. Os termos são discutidos desde 1999 e a negociação enfrenta resistência de países como a França e setores agrícolas que defendem o protecionismo. O petista já havia se encontrado com Sánchez em abril do ano passado, durante viagem à Espanha. Na ocasião assinaram acordos bilaterais.
A Espanha tem empresas e investidores atuando em áreas estratégicas do país como nos setores energético, bancário, de telecomunicações e de seguros. entre outros. O governo brasileiro informou que "estoque total de investimentos é estimado em US$ 59 bilhões, com fluxo anual de cerca de US$ 3,3 bilhões nos últimos anos".