Militares começam operação em portos e aeroportos no Rio e em SP

Operação determinada por Lula (PT) deve utilizar 3,7 mil militares em regiões de portos e aeroportos até maio de 2024

6 nov 2023 - 11h23
(atualizado às 11h32)
Marinha inicia fiscalização no Porto do Rio de Janeiro
Marinha inicia fiscalização no Porto do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação/Marinha

Militares da Marinha, Aeronáutica e Exército iniciaram nesta segunda-feira, 6, o cumprimento da Garantia da Lei e da Ordem determinada pelo presidente Lula (PT) na última semana. A medida de combate ao crime organizado, segundo Lula, é para que os militares atuem de maneira integrada com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal até maio de 2024, quando termina o prazo de validade.

A operação foi anunciada 10 dias após milicianos queimarem 35 ônibus e um trem no Rio de Janeiro. Um dos principais objetivos é a apreensão de armas e drogas. O decreto da GLO foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda, assinado pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Publicidade
Marinha inicia operação no Porto de Itaguaí (RJ)
Foto: Divulgação/Marinha

Segundo os comandantes das Forças Armadas, 3,7 mil homens devem ser utilizados na operação. Com a autorização da GLO, militares podem, por exemplo, fazer abordagens dentro de portos e aeroportos, fiscalizar cargas e o entorno desses terminais. 

Marinha inicia operação de GLO no Porto de Santos
Foto: Divulgação/Marinha

Além dos portos, a Marinha atuará na Baía de Guanabara e em Sepetiba (RJ), e no porto de Santos (SP) e no Lago de Itaipú (PR). Já a Aeronáutica, nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). A presença e fiscalização em fronteiras deve ser reforçada.

Em entrevista à coluna, na semana passada, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Olsen, disse que o principal ganho com a GLO é o compartilhamento de informações de inteligência entre órgãos do Brasil e do exterior com a atuação dos marinheiros dentro dos portos para realizar fiscalizações e operações.

Marinha inicia operação de GLO em portos
Video Player

“Vamos contar muito com dados de inteligência sobre embarcações, monitorando desde antes de chegarem ao porto, características, origem, destino. A GLO assegura a estrutura adequada de comando e controle para atuação da Marinha”, disse Olsen.

Publicidade
Militares da Marinha iniciam operação de GLO no Porto de Santos
Foto: Marinha
Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações