
“Parece difícil que mude alguma coisa na vida de Bolsonaro, juridicamente falando”, comentou Guilherme Mazieiro, colunista de política do Terra, sobre a posse de Donald Trump, nesta segunda-feira, 20. No entanto, ele afirmou que o novo presidente dos Estados Unidos pode influenciar no ânimo da direita aqui no País.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Mazieiro comentou sobre a postura de Trump de colocar aliados, seus “queridinhos mais próximos da extrema direita, do reacionarismo”, com destaque de honra durante a posse. “E a própria fala dele fazendo crítica ao governo Biden, que estava ao lado dele… Esse tom dele, os sinais que ele dá para a extrema direita, pode influenciar no Brasil”, avaliou.
O colunista complementou: “Esse novo Trump pode influenciar o ânimo da extrema direita, essa mobilização ideológica. Reforçar esse sentimento, essa articulação”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a posse de Trump, mas não pôde comparecer. Ele teve seu pedido de devolução de passaporte negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Quem o representou na cerimônia foi a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).