O PSB anunciou nesta quarta, 9, apoio formal à candidatura do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para presidir o Senado. A decisão foi divulgada em nota do partido, após reunião do senador com integrantes da bancada e o presidente da sigla, Carlos Siqueira. O primeiro partido a declarar apoio oficial ao senador foi o PDT, no início de setembro, com três senadores. A eleição acontecerá em fevereiro de 2025.
Nos próximos dias, Alcolumbre deve se reunir com as bancadas do PP e do PT, que têm respectaivamente sete e nove senadores. Alcolumbre é apontado, nos bastidores, como um dos favoritos para se voltar ao comando do Senado. O amapaense já presidiu a Casa entre 2019 e 2021.
A nota do PSB está assinada pelos senadores do partido, Jorge Kajuru, Cid Gomes, Flávio Arns e Chico Rodrigues.
“A decisão da bancada socialista fundamentou-se na capacidade de equilíbrio e liderança do senador Alcolumbre, comprovada em seus mandatos anteriores como presidente da Casa e da Comissão de Constituição e Justiça.
Em suas mãos, a presidência do Senado Federal dará prosseguimento à condução democrática de fortalecimento às instituições da República desempenhadas pelo presidente Rodrigo Pacheco [PSD]".