Sem agenda oficial, Lula visita FHC e filósofo em São Paulo

Ex-presidente tucano recebeu também com economistas que participaram do Plano Real, lançado há 30 anos.

24 jun 2024 - 15h51
(atualizado às 16h49)
FHC e Lula se encontram em São Paulo, nesta segunda, 24
FHC e Lula se encontram em São Paulo, nesta segunda, 24
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Lula (PT) se encontrou nesta segunda, 24, com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na capital paulista, o petista visitou também o linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky, de 95 anos, que teve alta hospitalar na terça-feira, 18, e se recupera de um AVC em casa, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar.

Assessores do Planalto disseram à coluna que Lula não tinha compromissos oficiais nesta segunda e os encontros são visitas pessoais, sem a presença de ministros do governo. Uma foto do encontro de Lula e FHC foi divulgada nas redes oficiais da Presidência no início da tarde.

Publicidade

FHC, que completou 93 anos em 18 de junho, foi adversário histórico de Lula e do PT desde a redemocratização, em 1985. Na eleição de 2022, o tucano declarou apoio a Lula justificando sua história de "luta pela democracia e inclusão social".

Após o encontro com Lula, FHC se encontrou com Persio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco. Os economistas participaram da elaboração e implementação do Plano Real, a partir de 1994. O plano, que adotou o Real como moeda, reestabilizou a inflação brasileira após anos de hiperinflação.

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se