Harvey provoca inundações catastróficas nos EUA

Sistema foi rebaixado para Tempestade Tropical

27 ago 2017 - 10h28
(atualizado às 10h40)

O furacão Harvey, que atingiu os Estados Unidos na noite de sexta-feira (25) como categoria 4, está enfraquecendo e foi rebaixado na tarde do sábado (26) para tempestade tropical.

Foto: Climatempo

No último boletim emitido pelo Centro Nacional de Furacões (National Hurricane Center), operado pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Adminstration), o vento sustentado era de 74 km/h, com rajadas de vento atingindo até 93 km/h. 

Publicidade

A maior preocupação no momento está associada à chuva, pois ainda há previsão de grandes volumes para os próximos dias, uma vez que o sistema está se deslocado muito lentamente. Como é possível verificar na estimativa de precipitação a seguir, feita através de radares meteorológicos e pluviômetros, das 9h de sexta-feira (25) até às 09h deste domingo (27), os acumulados em algumas localidades já podem ter ultrapassado os 500 mm.

Foto: Climatempo

Estimativa de precipitação obtida através de dados de radarares meteorológicos e pluviômetros.

Áreas em branco representam acumulados superiores a 500 mm. Fonte: NOAA.

Em decorrência dessa grande quantidade de chuva em um intervalo muito curto de tempo, inundações catastróficas estão ocorrendo no sul/sudeste do Texas e devem continuar nos próximos dias, até pelo menos quinta-feira (30).  Os acumulados podem chegar, pontualmente, até 1000 mm em algumas localidades. Além disso, o NHC alerta também para a possibilidade de tornados da costa do Texas até Louisiana.

Publicidade
Foto: Climatempo

Áreas favoráveis para a ocorrência de tornados e tempestades severas. Válido até às 22h deste domingo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações