Instituto Pró-Vítima celebra os 132 anos do Parque Trianon em SP

A programação estará disponível ao público neste sábado (6) e domingo (7), das 9h às 17, e conta com oficina de defesa pessoal, atividades culturais, palestras, distribuição de sementes, feira de adoção e desfile de pet

5 abr 2024 - 11h21
(atualizado às 11h51)

O Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) celebra neste fim de semana os 132 anos do Parque Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos). O espaço verde é um importante equipamento da cidade de São Paulo localizado na Avenida Paulista.

A presidente da entidade e promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos
A presidente da entidade e promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos
Foto: Instituto Pró-Vítima/Reprodução / Perfil Brasil

Para comemorar, uma programação especial e gratuita estará disponível ao público neste sábado (6) e domingo (7), das 9h às 17h, com direito a oficina de defesa pessoal, atividades culturais, palestras, distribuição de sementes, troca de livros, feira de adoção e desfile de pets.

Publicidade

Programação dos 132 anos do Parque Trianon

A agenda terá início na manhã de sábado, após a abertura oficial com autoridades e a execução do Hino Nacional pela cantora lírica Natália Assunção Lago. Às 10h30, será realizada uma oficina de defesa pessoal para mulheres. A aula será dada pela professora multigraduada em Taekwondo, Débora Lima, na Praça "Alexandre de Gusmão".

Também às 10h30, haverá roda de conversa sobre a importância das áreas verdes nos centros urbanos. A condução terá à frente o urbanista Nabil Bonduki e o especialista em Políticas ESG Fernando Penedo.

Às 11h30, a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, que é a presidente do Pró-Vítima, conduzirá uma palestra sobre os direitos de mulheres que já foram submetidas a algum tipo de crime. Na oportunidade, a jurista vai destacar o programa de acolhimento oferecido pela entidade. A moderação será da psicóloga Paloma Dias.

Ao longo de toda a tarde, voluntários do Pró-Vítima ainda farão triagem para o atendimento especializado de vítimas de crimes.

Publicidade

"É importante que façamos o acolhimento dessas pessoas, ouvindo mulheres que passaram ou passam por situações que merecem nossos cuidados e direcionamentos. Durante a palestra, faremos uma abordagem ampla, orientando sobre o papel do Pró-Vítima e propondo uma união de forças contra esse mal que atinge a sociedade como um todo", observa Celeste.

Com curadoria de Vera Simões, o parque receberá oficinas de fotografia, bordado e escultura, no sábado, das 13h às 16h; as vagas são limitadas.

Desfile e adoção de pets

Além das atividades articuladas pelo Instituto Pró-Vítima, o aniversário do Parque Trianon contará com um desfile de moda pet. Na oportunidade, tutores poderão exibir looks descolados de suas mascotes durante passeio na Praça "Alexandre de Gusmão".

A atividade terá início às 13h, no domingo (7). No mesmo local, uma feira de adoção de cães e de gatos ficará disponível durante todo o dia.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações