Jovens aprendizes do Partiu Futuro Reconstrução de Canoas iniciam atividades práticas no serviço público

Iniciativa oferece formação profissional para 250 estudantes atingidos pela enchente na cidade em maio passado. Programa é executado pelo governo do RS, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi

7 jan 2025 - 14h45
(atualizado às 14h48)

Os 250 jovens aprendizes do programa Partiu Futuro Reconstrução residentes em Canoas iniciaram as atividades práticas no serviço público municipal nesta segunda-feira (6). Nesta tarde, uma turma de 22 estudantes foi recebida em evento de boas-vindas no Centro Olímpico Municipal, no bairro Igara, por representantes da prefeitura de Canoas e da Demà Jovem by Renapsi, instituição responsável pela formação teórica e profissional de jovens aprendizes. Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, o secretário municipal de Esportes, Luciano de Oliveira, e o analista administrativo da Demà Jovem, Otto Perret Neto.

Foto: Porto Alegre 24 horas

O programa, executado pelo governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Demà Jovem e prefeituras, oferece formação profissional e acesso ao mundo do trabalho para jovens entre 14 e 22 anos em situação de vulnerabilidade e que foram afetados pela enchente de maio passado no Rio Grande do Sul. Em Canoas, os estudantes exercerão as atividades em diversas secretarias municipais, escolas de educação infantil e de ensino fundamental, biblioteca municipal, e nas Coordenadorias da Juventude e da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes.

Publicidade

Os jovens tiveram aulas teóricas ministradas pela Demà Jovem desde o final do ano passado. A partir de agora, iniciarão uma nova etapa do programa de aprendizagem, que são as atividades práticas junto aos órgãos públicos. Eles atuarão quatro horas diárias, quatro dias por semana e seguirão tendo aula uma vez por semana.

"Esse é um momento de grande expectativa, porque eles começarão a colocar em prática o que já aprenderam. Fizemos toda uma preparação com os jovens para entenderem sobre o mundo corporativo, visto que, para a maioria, esse é o primeiro emprego. Eles aprenderam noções básicas sobre empresas, órgãos públicos, hierarquia, postura no mercado de trabalho, vestimenta, linguagem, conceitos básicos para escrever um e-mail, tudo para chegarem com mais segurança no local de trabalho", destacou o analista da Demà Jovem, Otto Perret Neto. Já o vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, ressaltou que esse é o início de um grande sonho. "Nunca deixe ninguém duvidar de onde vocês podem chegar, basta acreditar!".

Gyselle Wanke, de 16 anos, moradora do bairro Mathias Velho e estudante do primeiro ano do ensino médio, comemorou a oportunidade trazida pelo programa. "Nós jovens também fomos muito afetados pela enchente, ficamos desorientados, sem saber o que faríamos. Agora, estamos podendo trabalhar e ajudar financeiramente nossas famílias".

A experiência positiva é compartilhada por Bryan Pereira, de 15 anos, também residente do Mathias Velho, que está no nono ano do ensino fundamental. "Esse é o meu primeiro emprego e eu estou ansioso para iniciar logo o trabalho, colocar em prática o que aprendi. As aulas foram muito boas", enfatizou.

Publicidade

Outros 500 jovens aprendizes de Porto Alegre que tiveram aulas teóricas ministradas pela Demà Jovem também já estão iniciando as atividades práticas nos órgãos municipais da capital. Cada jovem aprendiz recebe uma bolsa-auxílio de R$ 786,95 (50% do salário mínimo regional) para uma jornada de 20 horas semanais e vale-alimentação de R$ 550. Eles têm todos os benefícios garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de contar com acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, serviço de telemedicina e seguro.

Foram selecionados os jovens que cumpriram os seguintes pré-requisitos: estar em situação de vulnerabilidade; ser egresso ou estar matriculado na rede pública de ensino; estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico); e ter sido afetado pelas enchentes recentes ocorridas no RS. O contrato terá duração de até um ano.

Demà

A Demà é uma tecnologia social comprometida com a promoção da inclusão social, educação e desenvolvimento profissional de jovens e adolescentes. Desde sua criação, atua para oferecer oportunidades transformadoras por meio de programas de aprendizagem e integração ao mercado de trabalho, beneficiando hoje mais de 35 mil jovens em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Com foco em ações de impacto social e sustentabilidade, a tecnologia é responsável por estratégias educacionais e sociais baseadas em educação, trabalho e renda, colaborando diretamente com empresas, órgãos públicos e organizações sociais para garantir que jovens tenham acesso a programas que não apenas os capacitam profissionalmente, mas também os auxiliam a desenvolver habilidades pessoais e sociais.

A Demà contribui diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente nos campos de educação de qualidade, emprego digno e redução de desigualdades. Por meio de uma metodologia inclusiva e inovadora, a tecnologia busca preparar as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho, oferecendo suporte contínuo, formação integral e oportunidades de autonomia e geração de renda, promovendo assim um impacto social positivo e duradouro.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações