O atleta brasileiro Bruno Lobo, um dos maiores nomes do kitesurf no Brasil e nas Américas, protagonizou um ato de heroísmo na última sexta-feira, 10. Durante um treino na praia do Olho d’Água, em São Luís (MA), Bruno resgatou uma adolescente que estava prestes a se afogar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O episódio foi registrado pelo próprio atleta, que testava o suporte de sua câmera no momento do ocorrido. No vídeo, é possível ver Bruno se aproximando da jovem, que estava visivelmente exausta e distante da areia, e conduzindo-a em segurança até a praia. No local, guarda-vidas prestaram os primeiros socorros, e a adolescente passa bem.
Nas redes sociais, Bruno relatou a experiência: "Dia que Deus me utilizou como instrumento para salvar essa jovem (...) Fica o alerta sobre o perigo do mar, de rios e de qualquer lugar que você não conheça, pois a corrente em alguns lugares costuma ser muito forte!".
O atleta explicou que havia entrado no mar às 17h40 para fazer um último teste no suporte recém-chegado para sua câmera. Apesar das condições de vento não serem ideais e o dia estar nublado, decidiu realizar a gravação. Durante o trajeto com o kite, ouviu os gritos de socorro.
"Prontamente me aproximei dela com o kite, tentei acalmá-la e pedi para subir nas minhas costas. Ela estava bem cansada e sem forças. Utilizei o equipamento para trazê-la para a areia em segurança, onde os guarda-vidas realizaram o primeiro atendimento. Graças a Deus, tudo deu certo", escreveu Bruno.
Reconhecido no esporte, Bruno Lobo é maranhense, médico e kitesurfista profissional. No final de 2024, recebeu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta da vela. Ele também representou o Brasil nas Olimpíadas de Paris, onde alcançou a semifinal, protagonizando uma disputa acirrada contra o italiano Riccardo Pianosi. Bruno terminou em terceiro lugar na etapa e ficou em sétimo na classificação geral.
Além disso, o atleta é bicampeão pan-americano, heptacampeão brasileiro de Fórmula Kite e ocupa atualmente a sétima posição no ranking mundial de kitesurf.
Bruno agradeceu o apoio recebido após o resgate: "Fiz apenas o que deveria ser feito e o que estava ao meu alcance!" .