A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 11, uma nova fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar suspeitos de agir, financiar e fomentar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Os nomes dos alvos e as cidades em que os mandados são cumpridos ainda não foram divulgados pela PF.
A Justiça também determinou, além dos mandados, o bloqueio dos bens, ativos e valores dos investigados até o valor máximo de R$ 40 milhões. A quantia pode ser utilizada para reparar os danos ao patrimônio público e ressarcir o Estado em caso de condenação.
A fase atual da operação Lesa Pátria, a 11ª desde o início da investigação em janeiro, tem como objetivo reunir evidências contra indivíduos suspeitos de terem participado, financiado ou instigado atos golpistas que resultaram na depredação das sedes dos três poderes no início deste ano.
Por meio de nota, a PF informou que nas 10 etapas anteriores da Operação Lesa Pátria, foram cumpridos 65 mandados de prisão preventiva (sem prazo definido); 4 mandados de prisão temporária (com prazo determinado); 174 mandados de busca e apreensão; e 17 instaurações de inquérito policial.