O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está organizando, ao lado do presidente da Colômbia,Gustavo Petro, a realização de uma inédita Cúpula da Amazônia para este semestre. O objetivo da organização é reunir os 9 países cujos territórios abrigam o bioma e,assim, fortalecer o tema da pauta ambiental na região. São eles: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
A iniciativa foi proposta por Lula através de encontros bilaterais com chefes de Estado após a posse presidencial. Pelas redes sociais, Petro afirmou que, em parceria com o mandatário brasilieiro, foi firmado "um grande pacto para salvar a Floresta Amazônica em favor da humanidade”.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o tema será prioridade no novo governo. “A proposta do presidente Lula de uma Cúpula Amazônica será elaborada com grande atenção”, ressaltou o chanceler durante discurso de posse, na segunda-feira ,2.
A Cúpula da Amazônia deverá ser organizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e outros países que não fazem parte da Amazônia também devem participar com o status de observadores.