O McDonald's vai doar parte do valor arrecadado com a campanha do McDia Feliz para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O Fundo Aberto, gerido pelo Instituto Ronald McDonald, receberá R$ 1,5 milhão. Essa é a primeira vez que a campanha social não ficará restrita a ações de impacto em iniciativas de educação e saúde para crianças e jovens do País.
O Fundo Aberto foi criado pela Arcos Dourados, operadora da rede de fast food na América Latina, em maio deste ano com o objetivo de ajudar na arrecadação de recursos em prol do Rio Grande do Sul. Na época, 2,39 milhões de pessoas foram afetadas de alguma maneira pela tragédia climática, o equivalente a 22,04% da população do Estado.
Além da doação atual, o fundo já tinha recebido R$ 1 milhão no momento do seu lançamento. As prioridades da iniciativa são:
- Segurança Alimentar: suporte básico de alimentos para famílias.
·Água Potável: garantir acesso a água potável nas moradias reestabelecidas ou novas moradias.
·Saúde: acesso e navegação de pacientes no SUS, controle de novas doenças e suporte ao reestabelecimento da saúde física e mental.
·Resgate Cidadania: acesso a direitos, documentos e empoderamento das famílias.
Ao todo, a campanha do McDia Feliz arrecadou R$ 26,2 milhões na edição deste ano. Desde 2018, parte do valor arrecadado é revertido para os projetos do Instituto Ayrton Senna. Outra parte da arrecadação é destinada ao Instituto Ronald McDonald, que comemora 25 anos de atuação no Brasil.