Uma garrafa com uma mensagem escrita pelo norte-americano Joe Johnson, 16 anos atrás, chegou à costa australiana recentemente, após ter sido enviada do Brasil. O recado foi jogado no mar por Joe enquanto ele estava de passagem em um cruzeiro, entre o Rio de Janeiro e Salvador, em 2008.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Sua curiosidade valeu a pena. Obrigada por recuperar esta garrafa e tirar seu tempo para olhar o que tinha dentro. Eu joguei garrafas como essa por todo o oceano, em diferentes lugares pelo mundo, na esperança de que as pessoas pudessem encontrar essa garrafa e retornar o recado para mim, nos Estados Unidos", diz o primeiro trecho do recado.
A garrafa foi jogada no Oceano Atlântico em novembro de 2008. Ela chegou até a praia de Peterborough, no Estado de Victoria, em Melbourne, onde foi encontrada por um morador local, Tony, enquanto ele caminhava na areia.
Em troca, Joe ofereceu uma recompensa a quem encontrasse o artefato. "Eu gostaria muito que você me enviasse esse recado de volta, para que eu possa descobrir o quão longe essa garrafa viajou e por quanto tempo. Para fazer valer sua participação no experimento, eu enviarei 20 dólares (cerca de R$116) pelo recebimento desta nota", completa.
Em entrevista à ABC Melbourne, Joe revelou que tem o costume de jogar garrafas no mar com recados sempre que faz um cruzeiro. "Minha esposa e eu fazemos muitos cruzeiros, mas não lembro desta garrafa especificamente. Todos os cruzeiros que fizemos, eu joguei provavelmente uma garrafa ou duas no mar".
O achado inesperado de Tony foi compartilhado pelo australiano Chris van Kempen em um grupo local no Facebook intitulado "The Peterborough Press", no dia 24 de novembro, e rendeu diversos comentários.
"Que fantástico! Eu amei. Foi em 2008? Que brilhante. Eu adoraria saber se você conseguiu entrar em contato com o endereço dele depois de todo esse tempo", escreveu um usuário da rede social. "Isto é incrível! Que achado. Se ao menos essa garrafa pudesse falar, que aventura", comentou outro.