Circula nas redes sociais a foto de um boletim de urna no qual o candidato Fernando Haddad (PT) aparece com 9.909 votos, embora o número total de votos na urna seja de 477. Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem com zero votos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
"Só o Haddad teve 9909 votos em uma seção com 777 eleitores. Como assim?"
Imagem publicada no Facebook (ver aqui, aqui e aqui) com mais de 101 mil compartilhamentos até as 15h30 do dia 8 de outubro de 2018
FALSO
Trata-se de uma montagem. A Lupa contatou a assessoria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que enviou o boletim original, com os mesmos códigos de verificação mostrados na imagem. Na urna em questão, que fica na cidade japonesa de Nagóia, Haddad teve nove votos, Bolsonaro teve 372 e Alckmin teve 11.
Há indícios óbvios de manipulação: os dígitos 9 estão desalinhados do resto dos números, o que sugere alteração digital da foto. Além disso, segundo o TSE, boletins de urna não registram o nome de candidatos que receberam zero votos. Na imagem, Bolsonaro e Alckmin aparecem com zero votos.
Em nota, a assessoria de comunicação do TSE confirmou que "a imagem fornecida não corresponde ao boletim de urna real"
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.