'A paz ficará mais próxima', diz Zelenski ao chegar no G-7

Presidente ucraniano ainda aguarda resposta de Lula para um encontro no Japão

20 mai 2023 - 07h33
(atualizado às 07h57)
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, participa de sessão do G7 via vídeo, no dia em que o ataque russo à Ucrânia completou um ano
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, participa de sessão do G7 via vídeo, no dia em que o ataque russo à Ucrânia completou um ano
Foto: Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, chegou neste sábado, 20, em Hiroshima para participar da cúpula do G-7, que tem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Reuniões importantes com parceiros e amigos da Ucrânia. Segurança e cooperação reforçada para a nossa vitória. A paz se tornará mais próxima hoje", publicou o líder ucraniano em suas redes sociais.

Publicidade

O pouso do avião francês que trouxe ZelenskI ao Japão foi acompanhado por toda a imprensa internacional, que mantém expectativa sobre qual será a postura dos países em desenvolvimento - incluindo o Brasil - no encontro, após a chegada do presidente da Ucrânia.

Como mostrou o Broadcast/Estadão, Lula resiste a atender ao pedido do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, por um encontro reservado durante a cúpula do G-7.

Lula chegou a encaixar em sua agenda uma reunião com o presidente de Ilhas Comores, Azali Assoumani, que está à frente da União Africana, mas não respondeu ao presidente da Ucrânia.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações