O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse nesta quarta-feira (6) estar confiante de que o mandatário eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiará as "aspirações legítimas" dos palestinos.
Em comunicado divulgado para parabenizar o republicano por sua vitória contra Kamala Harris, Abbas "expressou o seu desejo de trabalhar com o presidente Trump pela paz e segurança na região" do Oriente Médio.
Além disso, o líder palestino destacou "o compromisso do povo palestino a favor de liberdade, autodeterminação e soberania do Estado, em conformidade com o direito internacional".
Já o grupo fundamentalista islâmico Hamas, que trava uma guerra contra Israel na Faixa de Gaza há mais de um ano, exortou Trump a "aprender com os erros" do presidente Joe Biden.
Por outro lado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrou a vitória do republicano e felicitou-o pelo "maior regresso da história".
"O seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um regresso a um compromisso com a grande aliança entre Israel e os Estados Unidos da América (EUA). Esta é uma grande vitória!", escreveu ele na rede social X. .