Acordo de cessar-fogo em Gaza: saiba quem são as três mulheres que serão libertadas pelo Hamas

A expectativa é que as mulheres sejam resgatadas a partir das 11h, pelo horário de Brasília

19 jan 2025 - 09h07
(atualizado às 09h34)
O Hamas divulgou os nomes de três reféns israelenses programadas para serem libertas neste domingo.
O Hamas divulgou os nomes de três reféns israelenses programadas para serem libertas neste domingo.
Foto: Reprodução/Redes sociais

Três reféns mulheres serão libertadas pelo grupo terrorista Hamas neste domingo, 19, após a assinatura de um acordo de cessar-fogo com Israel. As três mulheres fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão libertados nos próximos dias em troca da liberação de 95 prisioneiros palestinos.

A expectativa é que as mulheres, que possuem cidadania israelense e têm idades entre 24 e 31 anos, sejam resgatadas a partir das 11h, pelo horário de Brasília.

Publicidade

As reféns que serão libertadas são:

  • Romi Gonen, 24 anos: ela  foi sequestrada durante o ataque ao festival de música Supernova;
  • Emily Damari, 28 anos: a jovem possui nacionalidade britânica-israelense e foi sequestrada no Kibutz Kfar Aza, no sul de Israel;
  • Doron Steinbrecher, 31 anos: enfermeira veterinária que também morava em Kfar Aza e foi rendida dentro de casa.

Trégua

A Defesa Civil da Faixa de Gaza anunciou neste domingo 19 mortos e pelo menos 36 feridos por bombardeios israelenses no território palestino desde as 08h30 (3h30, em Brasília), horário em que uma trégua estava inicialmente programada para começar.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alegou que ainda não havia recebido uma lista com os nomes dos três primeiros reféns a serem libertados e disse que a trégua na Faixa de Gaza não começaria até que Israel tivesse a lista.

O Hamas disse no domingo estar comprometido com o acordo e que o atraso se deveu a "razões técnicas no terreno", sem dar mais detalhes.

Publicidade

No sábado, Netanyahu advertiu que Israel não iniciaria os preparativos para libertar os prisioneiros palestinos sem os nomes dos três primeiros reféns a serem libertados.

Na primeira fase do acordo, Israel e o Hamas concordaram com um cessar-fogo de seis semanas, durante o qual haverá uma troca gradual de 33 reféns israelenses por mais de 1.900 prisioneiros palestinos.

Durante essas seis semanas também ocorrerão negociações para uma segunda fase da trégua, que completaria a libertação de todos os reféns israelenses em Gaza e estabeleceria as bases para o fim da guerra. (*Com informações de EFE e AFP)

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações