Ao menos uma pessoa morreu durante a queda de uma aeronave militar dos Estados Unidos no Oceano Pacífico, próximo da costa da ilha japonesa de Yakushima, nesta quinta-feira, 29. A aeronave, de modelo CV-22 Osprey, tinha seis pessoas a bordo. As informações são da TV norte-americana NBC.
Inicialmente, a Guarda Costeira do Japão informou que oito pessoas estavam a bordo do avião, mas o número foi posteriormente corrigido. As autoridades locais resgataram um dos tripulantes e destroços da aeronave.
O avião, que partiu da estação aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni e tinha como destino Okinawa, caiu por volta das 14h40, pelo horário local (2h40, em Brasília). Não há informação sobre o restante dos tripulantes a bordo.
O Osprey é uma aeronave híbrida famosa por seu sistema de voo que permite decolar e pousar como um helicóptero, mas voar como um avião.
No entanto, já ocorreram vários acidentes fatais envolvendo a aeronave nos últimos anos. Em março de 2022, quatro fuzileiros navais morreram após um acidente na Noruega. Já em junho de 2022, cinco militares morreram depois de uma queda no sul da Califórnia.