O aeroporto de Cabul, no Afeganistão, foi reaberto na noite desta segunda-feira (16) após ser fechado por algumas horas devido aos problemas de segurança que ameaçavam as operações de evacuação.
O anúncio foi feito pelo especialista em logística do Estado-Maior dos Estados Unidos, major general Hank Taylor, que explicou que um C-17 com fuzileiros navais a bordo pousou no aeroporto afegão, enquanto a chegada de um segundo avião com uma unidade do Exército é esperada, a fim de garantir a segurança do local.
O avanço do grupo extremista Talibã em Cabul provocou cenas de desespero mais cedo no aeroporto da capital afegã. Alguns cidadãos se agarraram nos trens de pouso dos aviões militares norte-americanos para tentar fugir do país. O caos fez o Departamento de Estado dos EUA pedir para os cidadãos americanos permanecerem em abrigos e não irem ao aeroporto de Cabul.
O Pentágono afirmou que a previsão é de que, até o final do dia, cerca de 3 mil soldados americanos chegarão no solo afegão para ajudar na operação de evacuação.