O principal aeroporto da Síria, localizado em Damasco, voltou a receber voos internacionais pela primeira vez desde a queda do regime de Bashar al-Assad.
Um voo da companhia aérea Syria Airlines com destino a Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, decolou no fim da manhã, marcando o primeiro voo comercial internacional do local desde o dia 8 de dezembro.
Na sequência, o aeroporto em Damasco recebeu a primeira aeronave que veio diretamente de Amã, na Jordânia. Pouco antes, um avião de carga transportando ajuda humanitária chegou ao território sírio vindo de Riad, na Arábia Saudita.
A Turquia, por sua vez, deverá retomar os voos comerciais para a Síria dentro de pouco mais de uma semana, de acordo com informações do responsável pela Autoridade Geral da Aviação Civil de Damasco, Ashhad al-Salibi. A Turkish Airlines interrompeu os voos para o território sírio em 2011, após o início da guerra civil.
O ministro dos Transportes da Turquia, Abdulkadir Uraloglu, afirmou que Ancara está empenhada "em ajudar a Síria a restaurar a sua infraestrutura crítica", mas alertou que a pista do aeroporto de Damasco está gravemente deteriorada. .