Um agente da segurança que trabalhava para a companhia aérea Turkish Airlines (THY) foi morto em um ataque contra um veículo da empresa na Somália, anunciou nesta terça-feira um porta-voz da THY.
"Um veículo que transportava funcionários da Turkish Airlines em Mogadíscio foi atacado. Saadettin Dogan, chefe de uma empresa privada (que prestava serviços para a THY) foi gravemente ferido", escreveu o porta-voz, Ali Genc, em sua conta no Twitter, acrescentando que a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
"Temos informações de que um cidadão turco foi baleado perto do Km 4 e que tratou-se de tiros disparados de um carro", informou por sua vez um oficial da polícia de Mogadíscio, Ali Ahmed.
"Nós não sabemos o motivo ou a identidade dos assassinos", disse, acrescentando que os atiradores escaparam.
Um funcionário do Ministério turco das Relações Exteriores informou à AFP que Dogan havia sido atingido por quatro tiros disparados pelos agressores. Ele afirmou que um somali, que estava no mesmo carro, também ficou gravemente ferido.
Em 2013, os islamitas do grupo radical Shebab reivindicaram um ataque suicida com carro-bomba contra um prédio anexo à embaixada turca em Mogadíscio, matando um guarda turco e um civil somali.
A Turquia possui uma grande presença na Somália. Em 2011, lançou uma grande ofensiva diplomática, econômica e humanitária neste país devastado por uma guerra civil, tornando-se um dos poucos países a abrir uma embaixada em Mogadíscio.
Os voos diretos entre Somália e Turquia começaram em março de 2012.