Boko Haram ataca pela primeira vez uma localidade em Níger

Não há informação sobre mortos ou feridos

6 fev 2015 - 15h26
(atualizado às 18h14)
<p>Uma fonte afirmou que o Exército do Níger conseguiu empurrar (os combatentes do Boko Haram) de volta para a Nigéria</p>
Uma fonte afirmou que o Exército do Níger conseguiu empurrar (os combatentes do Boko Haram) de volta para a Nigéria
Foto: AFP

Combatentes do grupo terrorista Boko Haram atacaram nesta sexta-feira (6) a aldeia de Bosso, a Sudeste do Níger, na fronteira com a Nigéria. Foi a primeira incursão violenta do grupo radical islâmico no país, segundo uma fonte oficial e uma testemunha. Os combates começaram às 6h (hora de Brasília), disse Yacouba Soumana Gaoh, governador de Diffa, capital da provícia de mesmo nome à qual pertence Bosso.

Publicidade

Por volta das 10h em Brasília, Gaoh disse que tudo tinha voltado “ao normal”. Um habitante da localidade descreveu barulhos de armas em toda a aldeia, quer de armas pesadas, quer de armas ligeiras, bem como de um avião e de gritos de "Alá é grande", quando os combates se aproximavam das habitações. “A situação acalmou, mas continuamos em casa", disse o morador da aldeia.

Boko Haram ameça atacar países vizinhos da Nigéria
Video Player

Não há informação sobre mortos ou feridos. Uma fonte humanitária disse que o Exército do Chade, posicionado em Bosso desde segunda-feira (2), e o Exército do Níger conseguiram “empurrar (os combatentes do Boko Haram) de volta para a Nigéria”.

Segundo o governador, tropas do Níger combateram os fundamentalistas, dado que os soldados chadianos estavam fora de Bosso. O Parlamento do Níger deve aprovar na próxima segunda-feira (9) o destacamento de um contingente de tropas para a Nigéria a fim de combater o Boko Haram.

Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações