A lava do vulcão Pico do Fogo, no arquipélago de Cabo Verde, já destruiu dois povoados da ilha, provocando a evacuação de cerca de 1.500 habitantes, e continuava avançando nesta segunda-feira, segundo as autoridades desta ex-colônia portuguesa.
A erupção do Pico do Fogo, iniciada em 23 de novembro nesta ilha do arquipélago africano, se agitou neste domingo, após quatro dias de pouca atividade, revelou o chefe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, comandante Arlindo Lima.
Segundo o comandante Lima, o rio de lava tem avançado desde o domingo e já destruiu boa parte do povoado de Bangaeira, além da aldeia de Portela.
A lava "avançou direto para Bangaeira após fazer desaparecer o que restava de Portela. (...) Em Bangaeira, 70% das casas desapareceram em um período de apenas 12 horas".
Portela e Bangaeira foram apagadas do mapa, e os cerca de 1.700 habitantes das duas localidades estão em São Filipe, a capital da ilha.
Quase mil pessoas foram retiradas da zona de Cha das Caldeiras, na base do vulcão, e os habitantes de Fonsaco estão em alerta para uma possível evacuação diante do rio de lava, destacou o comandante Lima.
Cabo Verde é um arquipélago vulcânico integrado por uma dezena de ilhas - sendo oito habitadas - no meio do Atlântico, a cerca de 500 km da costa do Senegal.