A epidemia do ebola já matou mais de 4.500 pessoas pelo mundo. Pelo menos 2.484 das vítimas morreram na Libéria. No entanto, por mais que a doença tenha deixado vítimas fatais, algumas pessoas conseguiram sobreviver, inclusive neste país. Um fotógrafo quis registrar quem são esses sobreviventes e suas fotos foram divulgadas pela Getty Images e pelo The Huffington Post.
John Moore visitou um centro de tratamento na Libéria e deu nome, rostos e histórias às vítimas, que muitas vezes são tratadas apenas como números ou estatísticas.
MOHAMMED BAH
Foto: John Moore/Getty Images
"Fui rejeitado por todos. Estou sozinho com meus dois filhos", diz Mohammed Bah, um dos sobreviventes da doença. Apesar de terem atestado comprovando sua recuperação, o liberiano afirma que a comunidade se recusa a aceitá-lo de volta.
JAMES E TAMAH MULBAH
Foto: John Moore/Getty Images
Sobrevivente do ebola, James Mulbah, 2 anos, está com sua mãe, Tamah Mulbah, 28, que também se recuperou da doença. Eles são vistos em um centro de tratamento do ebola do programa Médicos Sem Fronteiras, no Paynesville, na Libéria.
BENETHA COLEMAN
Foto: John Moore/Getty Images
Benetha Coleman, 24 anos, também sobreviveu ao ebola. Ela disse que seu marido e seus dois filhos morreram em decorrência da doença.
JEREMRA COOPER
Foto: John Moore/Getty Images
Jeremra Cooper, 16 anos, enxuga o rosto do calor, enquanto é vista em um centro de tratamento do ebola do programa Médicos Sem Fronteiras, no Paynesville, na Libéria. Estudante da 8ª série diz que perdeu seis familiares para a doença.
ZAIZAY MULBAH E MARK JERRY
Foto: John Moore/Getty Images
Zaizay Mulbah, 34 anos, e Mark Jerry, 30 anos (à direita) também são sobreviventes do ebola. Os dois trabalham no centro de tratamento onde se recuperaram. Eles foram contratados depois de aconselhar e consolar outros pacientes.
ERIC FORKPA
Foto: John Moore/Getty Images
Eric Forkpa, 23 anos, é estudante universitário e está se formando em engenharia civil. Ele diz que contraiu a doença enquanto cuidava do seu tio, que morreu com ebola. O estudante passou 18 dias no centro de recuperação do vírus e está curado.
EMANUEL JOLO
Foto: John Moore/Getty Images
Emanuel Jolo, 19 anos, é estudante do ensino médio e perdeu seis membros da família para ebola. Ele acredita que contraiu a doença enquanto banhava o corpo de seu pai, que morreu com a doença.
SONTAY MASSALEY
Foto: John Moore/Getty Images
Sontay Massaley, 37 anos, sorri após ser liberada do centro de tratamento na Libéria. Sontay, que passou oito dias se recuperando do ebola no centro, disse que trabalhava como vendedora em um mercado antes de contrair o vírus.
VICTORIA MASAH
Foto: John Moore/Getty Images
Victoria Masah, 28 anos, disse que seu marido e dois de seus filhos morreram de ebola.
ABRAHIM QUOTA
Foto: John Moore/Getty Images
Abrahim Cota, 5 anos, foi liberado do centro de tratamento no início deste mês. Ele havia chegado no centro 10 dias antes com seus pais, que morreram lá devido ao vírus. Ele foi levado a parentes, que hoje são seus responsáveis.
LASSANA JABETEH
Foto: John Moore/Getty Images
Lassana Jabeteh, 36 anos, sorri ao ser liberado do centro de tratamento. Ele disse que trabalhava como motorista de táxi e acha que contraiu ebola ao transportar um policial doente que vomitou em seu carro no caminho para o hospital.