A estátua em homenagem a Nelson Mandela, com 9 metros de altura, foi considerada a maior já feita com a imagem do líder africano. Mas, altura à parte, ela tem um detalhe que também a diferencia das demais: um coelho esculpido dentro de uma das orelhas do líder.
O coelho de bronze tem metade da altura do buraco da orelha direita da estátua, mas, de acordo com o site ABC News, autoridades sul-africanas querem que a miniatura seja retirada da estátua inaugurada em frente o complexo do governo de Pretória, capital executiva da África do Sul, em 16 de janeiro, um dia depois do funeral de Mandela.
O jornal South Africa’s Beeld revelou que os artistas responsáveis pela estátua, Andre Prinsloo e Ruhan Janse Van Vuuren, teriam colocado o coelho como forma de assinatura, depois que oficiais não permitiram que assinassem seus nomes na estátua. A dupla inclusive já teria pedido desculpas.
O departamento de Artes e Cultura afirmou não saber se os dois escultores colocaram o coelho como forma de assinatura, pois poderiam tê-lo feito discretamente. Seja como for, um porta-voz do governo disse que o coelho não pertence à estátua; discute-se agora a melhor forma de retirar a miniatura sem causar estragos.
Os artistas fazem parte da minoria branca da África do Sul e foram escolhidos porque o projeto levaria uma equipe multirracial, continuando o princípio da maior luta de Mandela.
Na língua africâner, a palavra usada para coelho é "Haas", a mesma empregada para expressar "pressa" ou "rapidez".