Dois funcionários noruegueses da ONG Conselho Norueguês para os Direitos Humanos morreram na última quinta-feira no norte do Mali na explosão de uma mina durante a passagem de seu veículo, informou nesta sexta-feira o coordenador humanitário regional do Escritório de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), David Gressly.
Segundo um comunicado divulgado pela OCHA, no qual não são dados detalhes sobre a identidade das vítimas, a explosão aconteceu na estrada que une as cidades de Timbuktu e Gundam.
Na nota, Gressly expressou suas condolências aos familiares e amigos dos falecidos e seu pesar pela morte dos trabalhadores humanitários "que tentam vir ajudar as pessoas mais vulneráveis".
"Peço a todas as partes implicadas no conflito do norte do país que garantam a proteção dos civis e que protejam o acesso e o espaço humanitário para permitir às organizações humanitárias oferecer a assistência necessária", disse Gressly na nota.
A ONG Conselho Norueguês para os Direitos Humanos trabalha no Mali em associação com a agência das Nações Unidas para os refugiados na distribuição de artigos de primeira necessidade aos moradores dessa região que começaram a retornar a seus lares.