A residência do líder líbio Muammar Kadafi em Bab al-Aziziya, destruída durante o conflito interno que culminou na morteo do líder líbio, será transformada em um parque de atrações, informou nesta terça-feira a ministra do Turismo deste país africano, Ikram Bacha Iman. Bab al-Aziziya foi o quartel-general de Kadafi até ser destruído pelas bombas da Otan e os rebeldes em agosto de 2011.
O local está ocupado atualmente por famílias de sem teto, mas o ministério de Assuntos Sociais já iniciou o censo para as remoções. "Os trabalhos de remoção dos escombros em Bab al-Aziziya, que foi um ponto negro em Trípoli e uma fonte de preocupação para os habitantes, já foram iniciados (...) e este espaço se transformará em uma zona verde e em um parque de atrações, um lugar de entretenimento para as famílias".
Com vários hectares no coração de Trípoli, Bab al-Aziziya foi o quartel-general de Kadafi até ser destruído pelas bombas da Otan e os rebeldes, que chegaram à capital no dia 20 de agosto de 2011. O primeiro-ministro da época, Abdelrahim al-Kib, anunciou em agosto de 2012 a construção de uma biblioteca, um teatro e um monumento em memória aos "mártires da revolução líbia" em Bab al-Aziziya, mas o projeto não avançou.