Militares impedem distribuição de jornais na Nigéria

Medida, que também incluiu apreensão de veículos, seria por "razões de segurança"

7 jun 2014 - 10h16
(atualizado às 10h17)
<p>Exército nigeriano tem sido duramente criticado pela imprensa por sua incapacidade de impedir as ações do grupo islâmico armado Boko Haram</p>
Exército nigeriano tem sido duramente criticado pela imprensa por sua incapacidade de impedir as ações do grupo islâmico armado Boko Haram
Foto: Reuters

Quatro jornais nigerianos - The Nation, The Daily Trust, The Leadership e Punch - informaram na sexta-feira que tiveram suas edições e veículos apreendidos pelos militares, que justificaram a medida por "razões de segurança".

"Os soldados nos disseram que tinham ordens de cima e que os veículos que entregam os jornais eram suspeitos de transportar armas e munições", informou um dos distribuidores do The Nation.

Publicidade

Segundo o porta-voz militar Chris Olukolade, as apreensões "foram realizadas com base em informações dos serviços de inteligência sobre o eventual transporte de material com graves implicações para a segurança do país, utilizando a rede de distribuição da imprensa.

O Exército tem sido duramente criticado pela imprensa por sua incapacidade de impedir as ações do grupo islâmico armado Boko Haram, especialmente no norte do país, onde milhares de pessoas foram mortas nos últimos cinco anos.

Foto: Arte Terra

Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações