Casa de Desmond Tutu é roubada durante homenagem a Mandela

11 dez 2013 - 14h23
Desmond Tutu durante a homenagem a Mandela na terça-feira
Desmond Tutu durante a homenagem a Mandela na terça-feira
Foto: Reuters

Ladrões invadiram na terça-feira a casa de Desmond Tutu na Cidade do Cabo quando o ex-arcebispo participava em Soweto, perto de Johannesburgo, da cerimônia em homenagem a Nelson Mandela, declarou um porta-voz de Tutu nesta quarta-feira.

"Posso afirmar que houve um roubo na noite passada" na residência de Desmond Tutu no bairro de Milnerton, declarou à AFP Roger Friedman, porta-voz do Prêmio Nobel da Paz, sem informar a importância dos objetos levados.

Publicidade

Desmond Tutu, 82 anos, e sua esposa estavam na terça-feira em Soweto, onde o arcebispo pronunciou o discurso de encerramento da cerimônia em homenagem a Nelson Mandela no estádio FNB.

"Ainda não podemos dizer o que foi roubado", já que o bispo não estava em Johannesburgo na terça-feira, declarou o porta-voz. "Mas a casa não foi saqueada", acrescentou. Ele informou que o roubo ocorreu na terça-feira no início da tarde, mas não especificou a hora exata.

Em agosto o bispo anglicano foi vítima de outro roubo sem violência em sua casa em Milnerton quando dormia com sua esposa.

Mandela morre aos 95 anos

Publicidade

Nelson Mandela morreu

na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento,

líderes mundiais

prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente

Dilma Rousseff

lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano

Barack Obama

disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

Publicidade

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se