Viúva de Mandela chora ao receber bandeira que cobriu seu caixão

14 dez 2013 - 09h17
(atualizado às 09h21)
<p>A viúva de Mandela, Graça Machel, enxuga as lágrimas durante cerimônia</p>
A viúva de Mandela, Graça Machel, enxuga as lágrimas durante cerimônia
Foto: AP

A viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, chorou ao receber neste sábado a bandeira do governamental Congresso Nacional Africano (CNA) que cobriu o caixão de seu marido na cerimônia de despedida realizada pelo partido.

Vestida estritamente de luto, Graça Machel teve que limpar repetidamente as lágrimas com um lenço após receber a insígnia de cor preta, dourada e verde, cuidadosamente dobrada, das mãos do presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Publicidade

Foi, talvez, o momento mais emocionante da cerimônia oficiada na base militar aérea de Waterkloof, perto de Pretória, antes que o caixão fosse levado a Qunu, a aldeia onde Mandela cresceu e onde amanhã será enterrado após um funeral de Estado.

Durante o ato, Machel seguiu com atenção os discursos, sentada na primeira fila, junto de Zuma e a ex-mulher do herói sul-africano Winnie Madikizela-Mandela, antes de partir para Qunu para acompanhar seu marido.

Mandela morre aos 95 anos

Nelson Mandela morreu na noite de 5 de dezembro. Há meses ele combatia uma infecção pulmonar. Logo após o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciar oficialmente o falecimento, líderes mundiais prestaram homenagem ao principal líder da luta contra o apartheid na África do Sul. A presidente Dilma Rousseff lembrou Mandela como a principal personalidade do século XX. O americano Barack Obama disse que Mandela "conseguiu mais do que se poderia esperar de qualquer homem".

Publicidade

No dia seguinte, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia da morte em suas páginas. Milhares de sul-africanos se reuniram em frente a suas residências, ou em lugares que ele morou, para homenagearem o heroi nacional. No início da tarde, o presidente Zuma confirmou que a programação do funeral de Mandela durará 10 dias. Ele será enterrado em seu vilarejo natal, Qunu, no dia 15 de dezembro. 

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se