Nigéria: Boko Haram mata 29 pessoas em ataque a vilarejo

Nos dois últimos meses, militantes do Boko Haram intensificaram campanha para criar um Estado islâmico na Nigéria, país com diversidade religiosa

22 mai 2014 - 15h57
<p>Rachel Daniel (ao centro), 35, mãe da estudante raptada Rose Daniel, 17, posa para uma foto em sua casa em Maiduguri, Nigéria, em 21 de maio</p>
Rachel Daniel (ao centro), 35, mãe da estudante raptada Rose Daniel, 17, posa para uma foto em sua casa em Maiduguri, Nigéria, em 21 de maio
Foto: Reuters

Homens armados suspeitos de pertencerem ao grupo islamita Boko Haram mataram 29 agricultores enquanto cultivavam suas terras numa região remota do nordeste do país, disse nesta quinta-feira uma fonte policial.

A fonte da sede da polícia no Estado de Borno, região que é o principal foco da insurgência, afirmou que cerca de outras dez pessoas ficaram feridas em um ataque na quarta-feira em Chukku Nguddoa, no qual a maior parte do vilarejo, incluindo seu estoque de grãos, foi devastada.

Publicidade

Nos dois últimos meses, militantes do Boko Haram intensificaram sua campanha de cinco anos para criar um Estado islâmico na Nigéria, país com diversidade religiosa. Eles vêm atacando sucessivamente civis, especialmente no nordeste, os quais os militares parecem não ter condições de proteger.

O Boko Haram não estabelece nenhuma linha direta de comunicação com a imprensa ocidental. Seu suposto líder, Abubakar Shekau, apenas ocasionalmente reivindica a autoria de ataques, incluindo o sequestro de mais de 200 estudantes de um vilarejo no mês passado, por meio de vídeos entregues a jornalistas locais.

Foto: Arte Terra

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações