O atual ministro da Habitação Ibrahim Mahlab, líder do partido de Hosni Mubarak, destituído em 2011 por uma revolta popular, foi nomeado nesta terça-feira primeiro primeiro-ministro do Egito.
A nomeação aconteceu depois de uma reunião com o presidente interino Adly Mansur e que este o encarregou de formar um novo governo.
O anúncio acontece um dia depois da abrupta demissão do gabinete de Hazem el Beblawi, nomeado pelo exército depois da destituição em julho do presidente islamita Mohamed Mursi.
Mahlab, um engenheiro de 60 anos, dirigiu a empresa governamental Arab Contractors, uma das companhias de construção mais importantes do país. Foi senador sob a presidência de Hosni Mubarak, derrubado por uma revolta popular em 2011.
O Egito realizará eleições presidenciais na primavera (boreal) e tudo aponta que o chefe do exército, o marechal Abdel Fatah al Sisi, será candidato, apesar de ele ainda não ter anunciado isso.
Sisi, ministro da Defesa e vice-primeiro-ministro do atual governo, não esconde ter a intenção de apresentar-se a estas eleições, mas para poder fazê-lo precisava se demitir do governo, retirar-se dele ou aposentar-se do exército.