Uma terceira pessoa morreu nesta quarta-feira na África do Sul na repressão de uma manifestação contra os cortes de água em Brits, uma região perto de Pretória, indicou a polícia.
A vítima faleceu em Mothotlung, perto de Brits, "aparentemente ao ser empurrada de um veículo antidistúrbios em movimento", declarou o ministro da Polícia, Nathi Mthethwa, em um comunicado.
O ministro deu os pêsames à família e pediu à inspeção da polícia (IPI) que "acelere e amplie sua investigação para incluir este novo incidente". "Precisamos obter respostas sobre as circunstâncias da morte destas três pessoas", indicou.
Duas pessoas já haviam morrido na segunda-feira depois que a polícia sul-africana disparou, ao que parece, contra os manifestantes em um protesto por falta de água.
A manifestação começou no domingo perto de Brits, uma localidade vizinha à bacia mineradora de Rustenburg, tristemente famosa pelo massacre de Marikana em agosto de 2012, quando a polícia matou 34 mineiros em greve.
Segundo os meios de comunicação, os vizinhos protestavam pela falta de água que sofrem há meses e ameaçavam atacar a prefeitura depois de terem incendiado pneus e lançado pedras.
Nesta quarta-feira, a situação estava tranquila e os habitantes tiraram as barricadas das estradas, indicou um porta-voz da polícia, Sabata Mokgwabone.