Alpinista eslovaco morre após escalada no Nepal

Ondrej Huserka, de 34 anos, membro da seleção nacional, caiu em uma fenda na quinta-feira, 31

3 nov 2024 - 14h45
(atualizado às 14h53)
Foto: Reprodução/Redes sociais

O alpinista Ondrej Huserka morreu durante a descida da montanha nepalesa Langtang Lirung, a 7.234 metros de altura no Himalaia, anunciou neste domingo, 3, a associação de escalada da Eslováquia. O eslovaco de 34 anos era integrante da seleção nacional e caiu em uma fenda na quinta-feira, 31.

O tcheco Marek Holecek. parceiro de escalada de Huserka, disse que a dupla tinha acabado de completar a primeira subida do pico Langtang Lirung por meio da face leste. Ele afirmou que Huserka "atingiu uma superfície em ângulo depois de uma queda de oito metros, depois continuou por um labirinto nas profundezas da geleira".

Publicidade

Holecek acrescentou que passou horas tentando resgatar Huserka, mas falhou quando o eslovaco estava preso na cabeça e aparentemente paralisado. “Eu me desci até ele e fiquei com ele por quatro horas até que sua luz desapareceu. Não há mais nada a acrescentar", declarou Holecek.

Descrito pelo jornal eslovaco SME como "um dos melhores alpinistas do país", Ondrej Huserka tornou-se conhecido por suas subidas nos Alpes, na Patagônia, nas cordilheiras Pamir e nos Himalaias.

Tomaz Humar, um alpinista esloveno de 40 anos, também morreu em Langtang Lirung, em 2009, durante uma subida solo da face sul.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações