O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que "as Mães e as Avós da Praça de Maio são campeãs dos direitos humanos e representam um triunfo para a humanidade". Ele destacou que "a visão das mães e avós torna-se realidade: a Convenção (Internacional contra os Desaparecimentos Forçados) conta agora com o apoio de 38 países. O secretário apelou a todos que continuem a responder ao seu chamado para proteger os direitos humanos no mundo.
Ban Ki-moon agradeceu a Argentina pela liderança exercida para que os Estados reafirmem a Convenção contra os Desaparecimentos Forçados, ao inaugurar na terça-feira a exposição fotográfica Ausências, do artista argentino Gustavo Germano, dedicada aos desaparecidos e assassinados pela ditadura militar argentina entre 1976 e 1983.
A exposição, instalada no edifício central da ONU em Nova York durante toda esta semana, mostra 30 fotos que reproduzem histórias de parentes dos desaparecidos na ditadura.
Nas Nações Unidas, a Argentina liderou o encontro para ampliar os esforços visando a divulgar a adesão universal à Convenção Internacional contra os Desaparecimentos Forçados, contando com conferencistas da área de direitos humanos, entre eles Estela de Carlotto e Marta Vázquez.