Ban Ki-moon celebra acordo sobre drogas na Colômbia

18 mai 2014 - 00h18
(atualizado às 00h29)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou neste sábado sua satisfação pelo acordo alcançado entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sobre drogas e encorajou ambos os lados a aproveitar este ímpeto nas negociações de paz.

O pacto, selado na sexta-feira em Havana, foi celebrado pelo secretário-geral da ONU através de um breve comunicado de seu porta-voz, no qual o diplomata sul-coreano elogia o trabalho das duas partes. "Um maior esforço sob este acordo para oferecer um desenvolvimento alternativo às regiões infestadas de cultivos ilícitos deveria supor uma vida melhor para muitos colombianos e uma ajuda ao combate do crime e da violência associadas com o tráfico ilegal de drogas", assinalou Ban.

Publicidade

Ontem, através de um anúncio em Havana, as Farc se comprometeram a contribuir com uma solução definitiva para o problema das drogas ilícitas e a terminar com "qualquer relação" com o tráfico "em um cenário de fim de conflito".

Esse é o terceiro acordo alcançado pelos negociadores em Cuba desde o início do diálogo em novembro de 2012, após ter saldado o relativo ao problema da terra, origem do conflito armado, e o da participação política dos guerrilheiros após um eventual final do conflito armado.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações