Chefe do Estado-Maior da Guatemala morre em acidente aéreo

O helicóptero, no qual também estavam outros quatro militares, caiu na fronteira com o México; as causas do acidente ainda são desconhecidas

20 ago 2014 - 18h50
<p>Rudy Ortiz posa para uma foto em 24 de julho de 2013</p><p> </p>
Rudy Ortiz posa para uma foto em 24 de julho de 2013 
Foto: Forças Armadas da Guatemala / Reuters

O chefe do Estado-Maior da Guatemala, general Rudy Ortiz, e outros quatro militares morreram nesta quarta-feira na queda do helicóptero em que viajavam, informou o governo local, acrescentando que essa é uma área de operação do narcotráfico.

A aeronave caiu perto da fronteira com o México, em uma zona montanhosa do município de Nentón, no departamento de Huehuetenango, cerca de 400 km ao noroeste da capital.

Publicidade

O ministro guatemalteco da Defesa, general Manuel López, lamentou o episódio. Segundo ele, os militares faziam uma inspeção de rotina em uma região usada por traficantes de drogas e com alta incidência de conflitos sociais, devido a projetos de hidrelétricas e mineração.

As outras vítimas fatais são o comandante da Quinta Brigada com sede em Huehuetenango, general Braulio René Mayén, e os coronéis Juan de Dios López, Rony Anleu e Raymundo Donis.

O ministro explicou que o helicóptero não conseguiu aterrissar em uma base militar da região, em função das condições climáticas difíceis, e se dirigiu para outra instalação. "Foi quando caiu, mas não se conhecem as causas da tragédia", completou.

Socorristas trabalham no resgate dos corpos em uma área de difícil acesso.

Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se