Ao menos 26 pessoas morreram, a maioria crianças, na explosão e incêndio de um ônibus neste domingo na localidade de Fundación, no norte da Colômbia, informaram as autoridades. A Reuters fala em até 30 mortes.
A prefeita de Fundación, Luz Stella Durán, disse que de 40 a 50 crianças estavam a bordo. Cerca de 10 menores estavam recebendo atendimento médico, afirmou Dúran.
As crianças - que tinham entre um e oito anos - voltavam para casa após assistir um serviço religioso, aparentemente em companhia de dois professores e do motorista. O acidente ocorreu a um quarteirão da Igreja, pela manhã.
A polícia do departamento de Magdalena informou à AFP que ainda não foi possível determinar o número total de vítimas porque o veículo ficou totalmente calcinado.
"O ônibus pertencia a uma comunidade religiosa e transportava ao menos 25 crianças quando explodiu na zona de Fundación. Ficou completamente calcinado", confirmou um oficial da polícia local.
"Ainda estamos realizando os trabalhos de resgate, não pudemos precisar o número total de mortos ou feridos, mas são basicamente crianças", disse o policial.
Mais cedo no Twitter, o presidente Juan Manuel Santos manifestou sua "dor imensa do pai e colombiano diante desta tragédia com nossas crianças em Fundación. Solidariedade, oração e apoio às famílias".
"Ao meio-dia ocorreu o acidente com um ônibus em Fundación (departamento de Magdalena), eram fiéis da Igreja Pentecostal. O veículo se incendiou e a polícia informa que há mais de 20 mortos, incluindo muitas crianças", disse Santos durante um comício no sul de Bogotá, no encerramento da campanha para as eleições de 25 de maio.
A polícia atribuiu inicialmente o acidente a uma falha mecânica, mas Durán disse que alguns sobreviventes viram o motorista manipulando um galão de gasolina.
O motorista do ônibus está desaparecido. Por causa de uma suspeita de que ele teria sido o responsável pelo incidente, familiares dos menores apedrejaram sua casa, revelou a prefeita da cidade.
Com informações da Reuters e AFP.