Um deslizamento em uma mina de ouro ilegal em Cauca, no Sudeste da Colômbia, provocou a morte de três mineiros, deixou dois feridos e ao menos 30 pessoas estão desaparecidas, de acordo com o governo colombiano. O deslizamento foi causado por uma explosão e ocorreu por volta das 23h dessa quarta-feira (30).
Equipes de resgate da Defesa civil e da Cruz Vermelha colombiana trabalham no local, próximo ao município de Santander de Quilichao, para retirada de escombros e busca de sobreviventes. O trabalho de socorro às vítimas foi iniciado ontem, mas teve que ser interrompido de madrugada devido às más condições climáticas.
"As equipes de socorro conseguiram resgatar três corpos, oito pessoas feridas e segue trabalhando perante a eventualidade que possa haver mais vítimas deste desastre", decalrou o o governador de Cauca, Temístocles Ortega.
O número exato de pessoas desaparecidas não pode ser confirmado pelas autoridades, porque segundo a Defesa Civil há versões que indicariam mais de 35 pessoas estariam soterradas.
Segundo a diretora da Defesa Civil de Santander de Quilichao, Graciela Tovar,como se trata de uma mina ilegal, muitas pessoas costumam ingressar no local de noite para evitar qualquer controle das autoridades, o que dificulta a confirmação do número de pessoas que foram surpreendidas pelo incidente.
As equipes de resgate também trabalham com quatro cachorros treinados para encontrar desaparecidos. Esse é o segundo incidente em uma mina ilegal registrado em menos de 10 dias.
Na semana passada, quatro pessoas morreram e 95 ficaram feridas devido à inalação de monóxido de carbono dentro da Mina El Pantanal, zona mineira de Buriticá, em Antioquia.
Com informações da Agência Brasil e EFE.