Um grupo de 33 cubanos chegou a Honduras depois de navegar durante 14 dias em uma embarcação precária, informaram autoridades e os próprios imigrantes à imprensa local.
"Deixamos nosso país por causa dos problemas econômicos, já que em Cuba o trabalho não é bem pago e tudo é caro. Passamos por um pesadelo, mas já estamos em nosso destino, que era Honduras", relatou um dos cubanos, Alexis Minie.
Os imigrantes chegaram na terça-feira à zona de Baja Mar, no departamento de Cortés, a cerca de 300km ao norte da capital. Estavam desidratados, e foram ajudados por pescadores hondurenhos ao chegar.
O chefe da polícia, Marlon Enrique Lagos, informou que "como autoridades policiais devemos atender todo estrangeiro que chega ao país, para investigar sua condição, e garantir que não tenha problemas judiciais".
Francisco Munguía, responsável pela migração, informou que as autoridades vão dar um tempo para que os cubanos possam solicitar asilo e se legalizar.
Aproximadamente 700 cubanos chegaram ao país no ano passado, a maioria vinda da Nicarágua e com destino aos Estados Unidos.